sábado, 28 de janeiro de 2012

Question

Milla Jovovich

A melhor musica que ouvi este ano, e gosto especialmente do nome do tema "The alien song (for those who listen)".

Humilhados e Ofendidos


Cada vez gosto mais de Fiodor Dostoievski.
Este livro leva-nos numa viagem pelos recantos de diferentes estratos sociais e faz um retrato profundo do que é a dignidade humana. Costumo sublinhar frases que me fazem sentido, e no capítulo do derradeiro diálogo entre Vânia e o Príncipe, quase o sublinhei por completo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Museu do Prado

Hoje, depois de uma tarde a trabalhar em frente ao computador no Starbucks, fui uma vez mais até ao Museu do Prado. Como não era a primeira vez que lá ia, fui direta às obras que queria apreciar com mais atenção. Dos milhares de quadros que lá existem, alguns foram dos melhores que já vi até hoje, e um deles é mesmo o quadro que mais me fascinou e já mereceu um post aqui no blog. Além disso, o Prado é também a residência de uma das melhores esculturas que já pus os olhos em cima. Não vou falar hoje de autores, mas sim de obras, daquelas inesquecíveis. Além da obra prima do museu, "As meninas de Velasquez", o Prado possui uma riquíssima coleção que aloja obras incontornáveis. Este museu não se pode ver, tem de se ir vendo... é grande, é fabuloso e demora horas e horas para se poder apreciar. E sempre que saio de lá venho a pensar... tenho de regressar e ver com mais atenção...
Ficam aqui as obras que mais gosto.



Velasquez - As meninas



Goya - Colossus



Goya - Os Fuzilamentos de 3 de maio de 1808



Goya - Las Majas



Goya - Saturno devorando a su hijo



Francisco Pradilla - Dona Juana la loca



David Teniers - El Archiduque Leopoldo Guillermo


E agora, as duas obras que me tiram completamente o fôlego...

É preciso ver para crer. Isto é das melhores esculturas que vi até hoje, se não mesmo a melhor, e digo... já vi "O pensador" de Rodin, "O Grupo de Laocoonte" e a "Pietá" de Michelangelo. Para ser justa, igualo esta escultura com a Pietá como as favoritas.


Camilo Torreggiani - Isabella II velada


Finalmente, o quadro no qual passei hoje uma boa meia hora a olhar, e que descobri pormenores que me escapavam. Este autor, era até há 2 anos um desconhecido para mim até ter visto este quadro. O quadro é gigantesco, mas a emoção ao vê-lo não vem do tamanho. Já vi grandes obras dos meus pintores de eleição, Picasso, Miró e o grande Dali. Já visitei todos os seus museus e continuo a ter uma perdição por Dali, mas nenhum deles transpõe o que é visivel neste quadro. Para além do enredo, três pormenores fazem deste quadro o meu preferido: o abraço entre dois homens em segundo plano do lado esquerdo (um verdadeiro adeus), a colocação da venda no homem da direita (o ultimo raio de sol que viu) e as mãos... as mãos fechadas, entrelaçadas e dadas... É simplesmente magnífico e arrebatador.


Antonio Gisbert - Fusilamiento de torrijos

sábado, 14 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes

Enquanto as restantes pessoas conhecem as suas histórias pelo cinema, eu dedico-me aos livros. "A liga dos cabeça vermelha" + "O solteirão nobre" + "As faias cor de cobre".

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Grandes vidas grandes obras

Livro de cabeceira das ultimas noites. Uma incrível viagem pela mente e saber das personalidades que, por algum motivo ficaram com o nome gravado na história. Físicos, biólogos, filósofos, inventores, guerreiros, químicos, descobridores, escritores, musicos, escultores, pintores, reis, políticos e guerreiros. Ao ler cada biografia sentia-me insignificante, mas também completamente fascinada... Todos eles tinham um elo comum... serrem livres pensadores!
Camões, Winston Churchill, Mozart, Lindberg, São Francisco de Assis, George Washington, Galileu, Strauss, Einstein, Capitão Cook, Helen Keller, Miguel de Cervantes, Confúcio, Cristovão Colombo, Madame Curie, Beethoven, Rainha Vitória, Henry Ford, Miguel Angelo, Genghis Khan, Robert Browning-Elizabeth Barrett, Thomas Edison, Bach, Pasteur, Júlio César, Schweitzer, Sócrates, Bolivar, Leonardo da Vinci, Livingstone, Andersen, Isaac Newton, Cleópatra, Aristóteles, Buda, Benjamin Franklin, Shakespeare, Florence Nightingale, Magalhães, Voltaire, Caruso, Darwin, Francisco de Goya, Abraham Lincoln, Marconi, Fabre, Dante, Fernando Cortês, Wagner, Robert Peary, Velázquez, Giuseppe Verdi, Joana d'Arc, Mark Twain, Pablo Casals, Leão Tolstoi, Toscanini, Santos Dumont, Benvenuto Cellini, Walt Disney, Kepler, Stevenson, Isabel (a católica), o Aleijadinho.

Beach House # 2

Zebra... vemo-nos em Junho :)

sábado, 7 de janeiro de 2012

I´m free

Now repeat after me... I AM FREE.

Tchaicovsky

A minha paixão por este compositor já tem tempo, constando para mim na lista dos três compositores que mais gosto de ouvir, juntamente com Bach e Beethoven. Habituei-me a ouvir isto de phones no máximo e é... surreal! Esta musica transporta-nos para um universo superior.
A razão deste post não é só pela magnitude deste musica, que é algo transcendente e literalmente divinal (aqueles primeiros minutos devem ser o som está nos portões do céu), mas também pela orquestra que a toca. Os miúdos saídos do "El Sistema" da Venezuela que combate o abandono escolar colocando na mão das crianças um violino, que depois fazem isto...
Sem mais comentário... A Teresa Carreño Youth Orchestra Of Venezuela

O lago dos cisnes


Podia começar o ano com qualquer espetáculo, mas não foi qualquer um. Foi com o Lago dos Cisnes pelo Ballet Nacional Russo no Coliseu do Porto. Andava na ultima semana completamente viciada em musica clássica, principalmente em Tchaicovsky, e nem de propósito aparece uma obra dele aqui tão perto. Uma das ultima vezes que tinha ido ao Coliseu foi para ver Cats que foi estrondoso e desta vez não sabia o que esperar. Tinha alguns fatores a favor: o fato de adorar o compositor, de adorar ballet uma vez que já o pratiquei e foi com muito lamento meu que tive de deixar e por ser o ballet que mais queria ver. No entanto, também sabia que o espetáculo não iria estar no seu máximo esplendor, por não iria ter orquestra, o meu lugar não era o melhor e o palco pequeno. De qualquer forma gostei muito do que vi, a graciosidade das bailarinas é brilhante e os atos II e IV lindíssimos.

Ratatat

Bom som... Isto é o ideal para fazer km à noite.

MNDR

À noite piano, à tarde electro.

Philip Glass

Sou de fases, e uma das últimas foi disto... piano, piano e mais piano.

Caderno

Perco-me com estas coisa, e por este caderno fiquei totalmente encantada. E para completar o mimo, um estojo de desenho.



Lennon

Palavras corretas.

Moeda ao ar

Indiegente

Esta está cá pela nostalgia. Pelas infindáveis horas a ouvir este programa, e pela certeza que iria passar bons momentos a ouvir boa musica.

We trust

3 boas razões para postar:
1 - Musica catita. Simples, repetitiva, mas cai bem no ouvido.
2 - São do nosso Portugal.
3 - Tem o melhor vídeo feito por terras lusas

Other Lives

E o bilhete já cá canta :D

Keith Jarret

O que coloquei no Facebook foi "E porque por vezes Deus cria pessoas assim". E mais não digo.

Lana del Rey

Daquelas cantoras que ouvi há dois meses e o no me foi logo memorizado.

Aeroportos

Adoro aeroportos, amo andar de avião e geralmente faço-o sozinha. Este é um do vídeos que mais adoro, que consegue transmitir aquilo que vejo e sinto num aeroporto. São realmente locais magníficos, onde a panóplia de culturas é bem visível, mas o objetivo é o mesmo... ir ter com as pessoas que gostamos.

Reflexão 2011

E assim passou mais um ano. Depois de um inesquecível 2010, seria difícil, à partida repetir a dose, mas a verdade é que aconteceu...

Coisas a guardar deste ano transato:

- Passei de um ano inteiro a dar aulas em Nisa, para um mês no Cacém, onde tive a oportunidade de viver na lindíssima cidade de Sintra e aproveitar tudo o que de bom tem Lisboa e os arredores. Sorte também nos colegas de casa que encheram de boa disposição e divertimento a minha curta estadia. Dois dias depois já estaria novamente colocada, bem mais perto em Paços de Ferreira numa escola com umas condições como nunca tinha visto antes, com colegas e alunos fantásticos. A parte menos boa é que é temporariamente, mas enquanto durar... ótimo! Depois, logo se vê.
Durante este ano ainda tive a oportunidade de aparecer na TV e por 2 vezes no jornal da região graças a um projeto que estava a desenvolver na escola.

- Troca de carro. Não foi por opção, foi mesmo por necessidade. O conforto é incomparável, tal como o gasto, mas o meu antigo bolinhas ficará sempre na memória com muito carinho.

- Este ano foi muito pobre em concertos. Para ser sincera, acho que o unico que me ficou mesmo na memória foi Angus e Julia Stone que vi sozinha em Madrid. Mas não lamento, perdi concertos, mas ganhei viagens.

- O melhor presente de aniversário, oferecido pelo Pedro: Uma viagem a Roma. Se viajar é das coisas que mais gosto, ir a Roma é incrível, se for com o Pedro torna-se uma memória guardada com muito carinho.

- Agosto à porta e mochila pronta para a maior aventura de viagens até agora. De locais paradisíacos até pesadelos noturnos. Dubrovnik (Croácia), Mostar e Sarajevo (Bósnia), Nis (Sérvia), Sófia, Burgas, e Sozopol (Bulgária), Istambul (Turquia) e Berlim (Alemanha). Uma travessia pelos Balcãs inesquecível. Uma grande... grande aventura para ser feita com a única pessoa que conheço que era capaz de se meter numa viagens desta comigo. Foi simplesmente inesquecível, além de que Istambul no ramadão é uma experiência única.

- Uma semana depois de chegar, já tinha malas prontas para partir novamente... Genebra. Com uma simpatia e anfitriã descomunal, os dias passados tanto na margem do lado, como pelo lado acima foram incríveis. Encontrei a cidade com as paisagens mais bonitas que vi até hoje, Monteux e comi um almoço divinal em Yvoire, na França que jamais esquecerei.

- Três amigos casaram, Lisa, Zeca, e André, tal como uma prima, a Tania. Duas amigas tiveram filhores, Raquel e Maria, enquanto que outras duas esperam os seus rebentos, Lisa e Diana.

- Continuo com as pessoas importantes da minha vida todas de boa saúde... e clichés à parte, isto sim é o importante.

- Mesmo antes de terminar o ano, recebi um presente que já é um bom presságio para o próximo ano, um bilhete geral para o Primavera Sound Fest.

Vistas assim as coisas, parece que o ano correu muito bem, mas tenho de pensar também nas partes menos boas. Pois!!!! Elas existem, mas se não pensarmos nelas, se as ignorarmos acabamos por esquecer, e o que fica retido na memória são apenas as coisas agradáveis. E assim se faz uma pequena batota para tornar a nossa vivência mais agradável, simples e leve.

Finalmente, uma palavra vai ganhando dimensão no meu vocabulário e modo de vida... simplicidade. Foi o ano em que me esforcei para viver de uma forma simples. Cortei com hábitos antigos, com despesas e com rotinas. Aprendi a reinventar, aprendi a ser menos consumista. Conclusão: Não sinto que tenha perdido alguma coisa, pelo contrário, passei a ter outras prioridades. E cheguei a uma grande conclusão "As coisas na vida são para usufruir, não para possuir", lá está... a simplicidade!