terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mostar @ Bósnia

Depois de em Dubrovnik termos de arranjar um local para dormir a última noite (coisas de quem vai à aventura e não marca dormida), eis que temos de apanhar um autocarro para chegar a Mostar. Valeu a simpatia do dono do alojamento que muito simpaticamente nos levou às 7h da manhã até à estação de autocarro.
Uma das coisas que achamos estranho é o tempo demorado das viagens, por mais pequenas que elas sejam. A viagem era apenas de 120km, mas não impediu que demorasse 4h. Porquê? Primeiro, as estradas não são as melhores do mundo e depois porque passar 3 vezes a fronteira demora o seu tempo. Pois bem, chegados à Bósnia, a primeira impressão não engana ninguém... aquele país esteve recentemente em guerra.
Uma curiosidade que achei engraçada foi que no café na estação de autocarro onde fui tomar um cafézinho, tinha, nada mais nada menos, do que palitos do pingo doce... eheheh...
Uma das coisas que mais me impressionava e enojava eram as casas de banho... inexistência de sanita e completa falta de higiene (para ser simpática).
Quanto ao centro de Mostar, só tenho coisas positivas a dizer. Um pequeno centro muito bem tratado, com ruas pequenas adornadas de antigas casas em madeira e a ponte histórica. Deste lado da cidade, a guerra parece que nem passou, ao contrário da cidade propriamente dita. Confesso que fiquei impressionada com os tiros nas casas. Tentei encontrar uma casa que não tivesse sido atingida, mas todas foram. É uma visão assustadora e real.
De Mostar ficou a recordação de um pequeno centro apinhado de turistas, muito bem arranjado e finalmente, o susto que apanhei quando quase levava com uma garrafa na cabeça vinda de um penedo atirada... por um gato. Os gatos sem dúvida acompanharam toda a viagem.
Ao final da tarde era altura para mais uma pequena aventura que não sabia que me esperava... o comboio até Sarajevo...





1 comentário:

  1. E pela primeira vez na tua vida, ouviste o chamamento para a oração a sair do minarete de uma mesquita :)

    ResponderEliminar