terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os filhos da mãe

Um livro que abri por volta das 13h30m e na hora do lanche já estava lido. Os filhos da mãe é de Rita Ferro (confesso que foi a primeira vez que li algo desta autora) e conta a história de uma família surreal. O livro acima de tudo dá para rir... rir muito com tanta estranheza à volta de uma família tudo menos equilibrada. Desde os nomes que a autora decidiu dar às personagens: o Pai, a Mãe, o Mais Velho, o Segundo, os Gémeos, a Anã, o Escritor e a Cuba, até aos animais de estimação da casa... ratazanas, com direito a nomes... Um livro para passar uma fria tarde descontraída sentada no sofá.

5 comentários:

  1. Pode falar mais sobre o sinopse do livro? Gostaria de saber um pouco mais porque nao gosto de comprar algo de que nao saiba muito.

    O que e que passou na historia?

    ResponderEliminar
  2. O livro relata a visão do narrador (Escritor)sobre uma família que o acolheu. Vivem juntos e recebem uma visita inesperada... a Cuba com os seus filhos. A partir daí a história desenvolve-se à volta da relação de cada um com esta personagem, com romances e uma gravidez à mistura. Mais não posso contar senão fica a história contada :)

    ResponderEliminar
  3. Ahhh muito obrigada!!! =)
    Ok, vou lê-lo! Estou muito entusiasmada com este livro. Obrigada de novo por sua recomendação.

    Ah, também... sou estudante americana e agora me matriculo numa clase português. Estou, realmente, esforçando-me na língua porque a minha língua materna não é português =(

    Sei que isso é um enorme favor, mas você pode editar o meu ensaio para o livro? Eu preciso de um falante nativo Português que tenha lido este livro, mas eu não conheço ninguém aqui na minha escola = (

    Sua ajuda vai salvar minha vida! Quero muito passar este curso.

    Realmente, espero que você me responda em breve.

    Muito obrigado por TODA SUA AJUDA. E estou tão profundamente arrependido pelo meu mau português

    ResponderEliminar
  4. O seu português não é verdadeiro português... digamos que é meio português meio brasileiro. Mas dá para perceber perfeitamente.

    Apenas 4 perguntas:
    1 - Porquê uma aluna americana quer aprender português?
    2 - De que estamos a falar: Colégio ou Universidade?
    3 - O que implica ao certo editar o ensaio?
    4 - Porquê este livro?

    Não me lembro muito bem de factos concretos do livro, fui requisitar na biblioteca e já o entreguei.
    Mas fora isso, se for apenas rever o português não me importo de o fazer.
    Já agora... qual o teu nome?

    ResponderEliminar
  5. Hahaha, sim, tenho dois profesores na clase: um é brasileiro e o outro é de Portugal.

    1. Adoro a língua portuguesa. Na minha opinião, é a língua mais bonita do mundo.
    Por isso eu estudo português na universidade.
    2. Universidade.
    3. Minha classe é um para falantes não-nativos de português. Por isso, precisamos ler um livro português para praticar o idioma.
    Depois de lernos, temos de escrever um ensaio sobre a obra: resumo, um pouco sobre a autora, e também a nossa opinião do livro.

    Você não precisa lembrar dos detalhes da história. Só quero que você edite a minha escrita (porque vai ser horrível). Eu não estou fazendo bem na classe, pois eu preciso toda ajuda que puder conseguir.

    4. Meu professor me pediu que leia este livro em particular (havia também um outro livro, mas não me lembro o nome). Além disso, parece-me muito interessante e engraçado!

    Eu não quero escrever o meu nome completo online porque sou extremamente paranóica =( O meu professor iria ficar com raiva de mim por pedir ajuda (minha universidade tem um currículo muito intenso, e não se pode pedir ajuda "extra" fora da faculdade).

    Vou escrever o meu e-mail em outro comentário (com o meu nome completo), mas eu peço respeitosamente que você não faz esse comentário visível para o público, se possível.

    Então, talvez você possa enviar-me um e-mail depois, para que todas as nossas mensagens serão privadas ...?
    MUITO MUITO MUITO MUITO MUITO OBRIGADA POR TUDO! Você é a minha salvadora! Hehehe =)

    ResponderEliminar